Tradutor

English French Spain

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Aves Limícolas Migratórias

Você sabe o que é uma ave limícola migratória?
Aves limícolas migratórias são os maçaricos, batuíras e narcejas que frequentam as praias, lagoas e áreas úmidas. Geralmente são aves pequenas, tem poucas cores, pernaltas e possuem diferentes formatos de bicos, apropriados para capturar o seu alimento - invertebrados aquáticos, pequenos insetos, plancton e outros disponíveis nessas áreas. A principal característica comum às diferentes espécies é a enorme capacidade de vôo, especialmente de longas distâncias. Aves com pouco mais de 200 gramas, como o maçarico rasteirinho chegam a voar cinco dias sem parar. O baituruçu, outra espécie, percorre mais de 30.000 km anualmente entre as áreas de reprodução, no Ártico e as áreas de invernada, na América do Sul. E entre os campeões, temos o exemplo de um indivíduo do maçarico do peito tijolo marcado marcado com a anilha B95 foi observado 24 anos após a marcação. Ele é conhecido como moonbird. Isso porque a distância percorrida durante esse período por ele em suas migrações, permitiria que ele tivesse ido até a lua!
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no RS, é uma das mais importantes áreas de invernada das aves limícolas migratórias na América do Sul, e por isso foi reconhecido , recebendo milhares de aves limícolas migratórias todos os anos. Além de rico em biodiversidade e possuir paisagens lindas, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe é um dos melhores locais para observar aves limícolas migratórias. Visite e conheça o Parque! 
 
 
 Figura 1 - Rotas migratórias de aves limícolas no Brasil
 
 
 
 
Figura 2 - Aves limícolas migratórias descansam no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Foto Danielle Paludo
 

Um comentário:

  1. Lugar magnifico no qual tive o prazer de realizar meus estudos com Tese focada nos Serviços Ecossistêmicos. Seja para estuda-lo ou visita-lo é sempre um prazer voltar lá.

    ResponderExcluir