Tradutor

English French Spain

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Observar Aves Limícolas Migratórias

Por que observar aves limícolas migratórias?
Observar aves é uma atividade prazeirosa, permite conectar-se com a natureza e a fauna silvestre em paisagens bonitas e ambientes naturais ricos e diversos, o que faz bem para o corpo e a alma. É uma atividade democrática que todos podem fazer, não é preciso ser especialista e é recomendado para todas as idades. Aprende-se muito  sobre a ecologia das aves e ambientes, as diferentes espécies, hábitos alimentares. Aves limícolas migratórias são excelentes para iniciar e praticar a observação de aves. Ocorrem em ambientes abertos como praias, rios e lagoas, facilitando a visualização. Também podem ser encontradas durante todo o dia nesses ambientes e muitas vezes em grandes bandos. Fácil demais? Existem mais de quarenta espécies registradas no Brasil, algumas muito semelhantes, é um desafio aprender a diferenciar as espécies e contar as aves em bandos que podem ultrapassar centenas  de aves... É importante observar o tamanho das aves - se pequenas, médias ou grandes; a coloração das penas, do bico e das patas; o tipo de canto; o formato dos bicos e comprimento das pernas (esses últimos contam muito sobre os hábitos das aves e o que elas comem). Se elas tem anilhas ou bandeirolas coloridas nas patas.  Usar binóculos, guias de campo e cadernetas para anotações ajudam muito. Existem hoje na internet guias e sites que auxiliam muito a confirmação das espécies observadas em campo.  E existem sites como o wiki aves e e-bird onde os registros individuais podem ser colocados pelos observadores, contibuindo com o conhecimento global sobre as espécies, sua distribuição e movimentos migratórios.
No Dia Mundial das Aves Migratórias- dia 06 de setembro, observadores de aves são convidados a registrar os maçaricos, narcejas e batuíras ao redor do mundo e compartilhar suas observações no site e-bird. Estamos em época de migração, e as observações refletem os movimentos das aves. Você pode observar as aves em qualquer lugar, perto da sua casa, em algum ambiente próximo à água onde elas podem estar.
Se você mora perto do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, visite o Parque, aproveite para conhecer os seus ambientes e descubra porque milhares de aves limícolas migratórias incluíram o Parque na sua rota migratória. Celebre o Dia Mundial das Aves Limícolas Migratórias.


Quantos e quais maçaricos tem aqui!

Calidris fuscicollis  
Autora das fotos 01 e 02: Danielle Paludo 

Você consegue ver a bandeirola! 
Imagem de Diego Luna Quevedo, feita no Parque Nacional da Lagoa do Peixe há duas semanas.
 

Para saber mais: https://worldshorebirdsday.wordpress.com/2017/08/31/global-shorebird-counting-has-commenced/

Nenhum comentário:

Postar um comentário