Tradutor

English French Spain

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reunião de Reativação do Conselho Consultivo

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe realizou reunião de reativação de seu Conselho Consultivo (desativado desde agosto de 2007), no  Salão Paroquial da Igreja São Luiz Rei, em Mostardas/RS, na tarde do dia 29 de abril. Fizeram-se presentes 18 das 32 instituições-membro do Conselho, e a reunião teve 29 participantes, entre conselheiros titulares e suplentes, servidores do Parque e população interessada.

Apesar do baixo quórum (56% das representações no Conselho), o número foi considerado satisfatório pela administração do Parque. É sabido que o Conselho possui um número excessivo de representações, muitas delas que já não mais atuam na região, enquanto outras forças sociais encontram-se ausentes. Por isso, uma das primeiras medidas tomadas foi a instauração de um Grupo de Trabalho para Renovação do Conselho e atualização de seu Regimento Interno, coordenado pela Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Mostardas/RS, conselheira Marisa Medeiros. 
Outra iniciativa importante foi a instituição da Câmara Técnica de Uso Público, formada por operadores turísticos locais, secretarias de turismo das esferas estadual e municipais, proprietários de terras no entorno do Parque que têm o turismo como uma de suas atividades econômicas, as ONGs NEMA e Curicaca, especialistas convidados e outras representações sociais interessadas. Esta Câmara Técnica terá como primeira missão promover a atualização do subprograma de Uso Público do Plano de Manejo do PNLP, elaborado na virada do século, quando a visitação no Parque era apenas um grande potencial, ao contrário do que é hoje, uma das molas propulsoras da economia local. A primeira reunião a Câmara Técnica deverá ocorrer no dia 23 de maio, na sede do Parque.
Para dinamizar e facilitar o registro da reunião, a equipe do PNLP adotou a elaboração de um Painel de Síntese da reunião, em que os pontos principais eram visualizados em tarjetas. Ao final da reunião, cada participante recebeu uma cópia digitada e impressa do painel. A documentação referente ao CC-PNLP também está disponibilizada em uma pasta na Internet.
Painel síntese da reunião
A avaliação da reunião foi muito positiva, entretanto houve problemas na divulgação da pauta e duração da reunião, o que fez com que vários conselheiros tivessem que deixar a reunião por volta de 16h30min. Também fez falta o tradicional chimarrão. Estas e outras observações serão levadas em consideração na próxima reunião, marcada para 13 de junho, de 13h30min às 18h30min no mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário