Tradutor

English French Spain

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Reativação do Conselho Consultivo do Parna Lagoa do Peixe


A administração do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) convocou as entidades membros do seu Conselho Consultivo (CC/PNLP) para reunião extraordinária de reativação, a se realizar em Mostardas/RS, no salão paroquial da igreja São Luiz Rei, das 14:00 às 18:00 do dia 29 de abril de 2013. 



O principal objetivo de um Conselho Consultivo é garantir o caráter participativo da implementação do Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação, reunindo Poder Público, sociedade civil organizada e comunidades tradicionais, responsáveis ou interessadas em participar deste fórum. 

Anteriormente administradas pelo IBAMA, desde 2007 as Unidades de Conservação Federais são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

No PNLP um dos grandes desafios é a promoção de um modelo de desenvolvimento que tenha as belezas naturais do Parque e da região como tema, e viabilizar recursos para a indenização dos proprietários de terras no interior do Parque, para o que é necessário que todos estes estejam com sua documentação em acordo com o exigido. 

Historicamente controversas e polarizadas, marcadas por muita discussão e bate boca, espera-se que nesta nova gestão as reuniões do CC/PNLP estejam focadas no seu objetivo maior. 

Reativação e renovação 

A última reunião do CC/PNLP foi em 23 de agosto de 2007, e a organização social da região transformou-se significativamente nestes quase cinco anos sem atividade do Conselho. Por isso, uma das suas primeiras atividades deverá ser estabelecer um processo de renovação em que as novas forças sociais tenham oportunidade de contribuir na implementação desta importante Unidade de Conservação, reconhecida mundialmente e com muitos desafios para sua efetiva implementação. 

Durante o processo de reativação do CC/PNLP, algumas entidades não foram encontradas. São elas: Associação dos Proprietários de Terras do PNLP; Mulheres Pescadoras de Tavares; Associação para o Desenvolvimento Comercial de Tavares e Associação da Lagoa de Mostardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário