Tradutor

English French Spain

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto monitora dinâmica da lagoa do Peixe

Historicamente a barra da lagoa do peixe tem sido aberta por meios artificiais, outrora com pás e hoje em dia com máquinas retroescavadeiras. Este evento se dá sobretudo para o recrutamento de juvenis de camarão e outras espécies de pescado e, também, para manutenção das áreas de pastagens existentes às margens da lagoa do Peixe.

Neste ano foi estabelecido um projeto de pesquisa do ICMBio em parceria com UFPel, FURG e CEPERG/IBAMA. O objetivo é levantar informações (qualidade da água, transporte de sedimentos, mapeamento do fundo da lagoa, mascação de níveis d'água nas propriedades), de forma a conhecer melhor a dinâmica da lagoa do Peixe, e identificar a partir de dados científicos as condições propícias para a  abertura da barra.

Pesquisadores mapeando o fundo da lagoa
Equipamentos especialmente fabricados medirão o transporte de sedimentos dentro da lagoa
Análises de solo encontraram lama a 1,20 metros de profundidade à beira da lagoa, comprovando o assoreamento recente.
A equipe foi surpreendida pela abertura natural da barra no dia 20 de setembro, devido ao grande volume de chuvas e os fortes ventos. O acontecimento não deve prejudicar a realização do projeto, que monitorará a dinâmica das águas da lagoa a partir de agora. Em 2013, planeja-se também a análise do recrutamento do camarão antes, durante e depois da abertura da barra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário