Tradutor

English French Spain

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Instalada Câmara Técnica de Uso Público

Foi instalada hoje a Câmara Técnica de Uso Público do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (CTup CC-PNLP). A CTup é uma instância de assessoramento do CC-PNLP, e tem o objetivo de discutir e apoiar a implementação da visitação do Parna Lagoa do Peixe. A reunião contou com a participação de 15 das 18 indicações para a sua composição, e neste primeira reunião foi sugerido o envolvimento das associações comerciais dos municípios de Mostardas e Tavares.

O analista ambiental e coordenador do Programa de Uso Público Pablo Saldo apresentou um primeiro resumo sobre as ações voltadas ao Uso Público previstas no Plano de Manejo. Foram apontadas incongruências entre o planejado e o que hoje acontece ou seria esperado, como a proibição de parada ao logo das trilhas do PNLP, e o modelo de concessão da visitação a uma única empresa. Também foram apresentados o zoneamento do Parque e as infraestrutras previstas.

Uma questão emergencial apontada foi os danos causados pelos caminhões que estão retirando pinus do entorno da Lagoa do Peixe. O excesso de peso destrói as pontes e danifica a trilha do Talha-mar. Foi sugerido que prefeitura e ICMBio reunam-se com o emprendedor, na busca de uma solução para a questão, que está prejudicando a visitação ao Parque. O prefeito de Tavares, Flavio Souza, estava presente na reunião.

No dia 13 de junho, a CTup tem a sua primeira tarefa, que é apresentar o que está previsto para o PNLP em termos de visitação, e colher a opinião do Conselho do Parque, de forma a subsidiar os seus trabalhos, que devem versar sobre o credenciamento de condutores e operadores locais, revisão do Subprograma de Uso Público, capacitação voltada à visitação, dentre outros pontos a serem identificados.
A próxima reunião da CTup acontece no dia 4 de junho, pela manhã, no escritório do PNLP.
Acesse os arquivos da Câmara Técnica de Uso Público do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário