Tradutor

English French Spain

terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto estuda lavouras de arroz no entorno do PNLP

Luisa Chomenko, pesquisadora da Fundação Zoobotânica, apresentou hoje, na sala de reuniões do Sindicato Rural de Mostardas, detalhes do projeto RS Biodiversidade e do subprojeto "Diagnóstico da orizicultura no entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe: avaliação de impactos e proposição de práticas sustentáveis para a conservação da biodiversidade", que tem o objetivo de promover a conservação dos recursos naturais por meio de ações e programas de gestão e manejo integrados dos ecossistemas da região e práticas de produção ambientalmente sustentáveis.
Este encontro, que já é o segundo a tratar do projeto, contou com a participação de representantes do PNLP/ICMBio, Irga, Farsul, Emater, Aproarroz, Associação dos Arrozeiros de Mostardas, Sindicatos Rurais de Mostardas e Tavares, Prefeitura de Mostardas, Sindicato de trabalhadores Rurais de Mostardas, Rota Açoriana, Comitê de Bacia do Litoral Médio, Ageflor e Embrapa, além de produtores rurais. Do diálogo entre os participantes, foram identificadas várias oportunidade de parceria, com o compartilhamento de informações e ações conjuntas. As principais delas são os trabalhos para a Denominação de Origem do arroz do litoral médio realizados pela Aproarroz, e a Produção Integrada do Arroz realizada pela Embrapa.
O subprojeto está em implementação em lavouras de arroz no município de Mostardas, onde serão investigados indicadores fisico-químicos de qualidade da água, e a presença de aves, mamíferos, peixes e anfíbios, com duração prevista em 18 meses. Paralelamente, uma série de encontros entre pesquisadores, produtores e outras instituições parceiras irá identificar potenciais de uso sustentável destas e de outras áreas, bem como a elaboração de um manual com boas práticas para as lavouras de arroz da região e do estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário